sexta-feira, 29 de maio de 2009

ESCLARECENDO A NOSSA RAZÃO.


Se a religião,a princípio apropriada aos conhecimentos limitados dos homens,tivesse sempre seguido o desenvolvimento progressivo do espírito humano,não haveria incrédulos porque a necessidade de crer está na própria natureza do homem e ele sempre crerá,desde que lhe deem o alimento espiritual em harmonia com as suas exigências intelectuais.Ele quer saber 'de onde veio e para onde vai'!
O Espiritismo nos oferece o que há de melhor e, é por isso, que se vê acolhido ansiosamente, por todos os que se atormentam com a incerteza pungente da dúvida;não encontrando nas crenças religiosas e nas filosofias vulgares,aquilo que procuram.
A Doutrina Espírita tem a seu favor,a lógica do raciocínio e a prova dos fatos.É por isso que inutilmente tem sido combatido.
Kardec já deixou patente a distinção clara de que a sustentabilidade da Doutrina,se firma em uma BASE INAMOVÍVEL,porque está nas LEIS NATURAIS.Muitos se contradizem ao afirmar o contrário,com suas teses sobre ser uma religião e também cristã.
Essa BASE CIENTÍFICA,adota um princípio metodológico:CUEE,que determina que,seu VALOR UNIVERSAL seja válido,independentemente,de contexto social,da época e do lugar,porque se trata de PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS que compõem a LEI DE DEUS.
O Espiritismo não está a mercê da falibilidade dos conhecimentos humanos,para se firmar enquanto Doutrina.Em seu sentido PROGRESSISTA,ela avança,acompanhando NOVAS DESCOBERTAS,em variados campos do saber humano.
Se fosse RELIGIÃO e CRISTÃO,estaria fatalmente relegado a nulidez de seus conteúdos doutrinários(princípios particulares);por não estarem respaldados nas LEIS NATURAIS e,assim,NÃO PODERIAM ENCARAR A RAZÃO,FACE A FACE,EM TODAS AS ÉPOCAS DA HUMANIDADE.
A Doutrina ainda nos disponibiliza as ferramentas de estudos e pesquisas em seu contexto CIENTÍFICO-FILOSÓFICO,de CONSEQUÊNCIAS MORAIS.Não se confundir MORAL com religião.

Nenhum comentário: