domingo, 16 de dezembro de 2007

FILOSOFIA ESPÍRITA

De onde viemos? O que somos? Para onde vamos? O porquê da vida?
Como preencher as lacunas acerca do homem espiritual ante si mesmo e do Universo que se descortina no contexto terrestre?
Sempre povoaram as mentes desde tempos imemoriais.
A filosofia é impotente para nos esclarecer a esse respeito,porquanto umas às outras se opõem as conclusões a que chegaram as diferentes escolas.As religiões,proscrevendo a razão e fazendo exclusivamente questão de fé,pretendendo impor a crença em dogmas imaginados,quando os conhecimentos humanos ainda se achavam na infância,vêem afastar-se delas os indivíduos independentes,que preferem as realidades tangíveis e sempre verificáveis da experiência a todas as afirmações autoritárias e fundamentadas na condenação.
Os principais ensinos do Espiritismo,decorrem de minuciosos estudos,harmônicos com as concepções modernas e constituindo uma filosofia de imponente realidade,porque é uma Doutrina assentada em leis naturais( Lê-se Lei de Deus ).
Segundo Hegel: Dialética é um modo de perceber o real em evolução( vir-a-ser ) por movimentos contraditórios ( tese-antítese-síntese ) em ciclos sem fim.
Com a introdução de uma visão espiritual,a respeito do amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo,temos o mais seguro paradigma de transformação da sociedade e do seu desenvolvimento em uma linha ascensional que segue ao infinito para aquisição da perfeição.Considerando-se que o homem e a mulher são seres essencialmente espirituais e que a vida na Terra é transitória, faz-se indispensável que sejam trabalhados socialmente esses indivíduos integrais,de modo a alterar para melhor o grupo a que pertencem,que ampliará a sua capacidade de crescimento na razão direta em que se encontre desenvolvido interiormente,como manifestação da Essência Divina, e não como fruto espúrio do acaso.
A visão dialética do indivíduo cede lugar à espiritual ,em que o ser tem uma destinação estabelecida anteriormente,que lhe cumpre alcançar mediante o esforço que empreenda.
Através dos mecanismos da reencarnação,o que se entendia como automatismo é o resultado de uma Lei de Causa e Efeito muito bem trabalhada,a fim de que se repita dentro do campo da ordem que foi estabelecida.
Em nível algum da Criação encontra-se ausente a Divina inteligência que tudo permeia e vitaliza,encaminhando à harmonia vibratória mesmo as partículas infinitesimais que constituem o Universo.

Nenhum comentário: